Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

quarta-feira, 17 de março de 2010

NOVIDADE GENÉTICA MOLECULAR. DESAFIO!

Suponha que foi identificada uma forma de vida celular em uma cápsula de material desconhecido encontrada em um fragmento de meteorito. Após analises preliminares, foi determinado que a forma de vida alienígena era unicelular e seu desenvolvimento foi acompanhado em um curso temporal. O gráfico abaixo ilustra o conteúdo relativo de dois componentes orgânicos identificados ao longo do experimento.

Após analisar os resultados, um pesquisador propôs que o composto A fosse o material genético e o composto B fosse um componente citoplasmático. Você concorda com esta proposta? Justifique sua resposta com base no perfil quantitativo apresentado pelos compostos.

O componente supostamente envolvido com a hereditariedade apresentava duas características importantes: i) a estrutura quÍmica era bifilamentar e ii) a molécula era composta de cinco unidades monoméricas (aqui denominadas 1, 2, 3, 4 e 5). A analise quantitativa revelou que as concentrações relativas dos monômeros 1 e 2 eram idênticas, assim como as concentrações dos componentes 3 e 4. Já a concentração do componente 5 era igual a metade da soma das concentrações dos outros componentes (1, 2, 3 e 4). Você conseguiria propor um modelo espacial para uma molécula com estas características? Como ela seria?

2 comentários:

  1. pqp.............. já tava difícil..............

    ResponderExcluir
  2. Só posso dizer que te amo muito neste momento professor!! Vou até te levar uma maçã no dia da prova!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.