Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CICLO CELULAR E MITOSE

Durante sua vida, uma célula passa por diferentes etapas, caracterizadas por eventos celulares específicos e por alterações biológicas importantes. O fluxo entre estas etapas, ou transições, é finamente regulado e requer a ação de proteínas específicas, em geral proteínas quinases, que controlam a sucessão de etapas. Basicamente as etapas ocorrem de forma cíclica, representando o ciclo de vida da célula. Este ciclo é dividido em 2 fases: a intérfase e a divisão (mitose).
A intérfase pode ser subdividida em três etapas. As fases G1, S e G2. Na fase G1, também chamada fase de crescimento, a célula cresce, dobrando seu conteúdo citoplasmático. Neste momento há intensa síntese de proteínas e de diversas moléculas necessárias para o metabolismo da célula. Na fase S, ou fase de síntese, ocorre a duplicação de DNA, um evento que será estudado mais a fundo posteriormente e que consiste na duplicação do material genético. Na fase G2, ou de preparação para a divisão, a célula produz as moléculas necessárias ao processo de divisão celular.
Após ter cumprido estas etapas a célula, então, entra em divisão (mitose).
Eventualmente algumas células altamente especializadas não cumprem a transição de comprometimento com a divisão celular, não ultrapassando o primeiro ponto de checagem durante a fase G1. Não ultrapassando este primeiro ponto, denominado ponto de restrição, a célula entra em repouso, em um fenômeno denominado quiescência. Esta etapa é também chamada de fase G0 ou fase quiescente.



Durante a etapa de divisão celular, dois fenômenos importantes ocorrem: a cariocinese, ou divisão do material genético e a citocinese, ou divisão do conteúdo citoplasmático. Para fins didáticos, o processo de mitose foi subdividido em etapas, a saber: 1 - Prófase; 2 - Metáfase; 3 - Anáfase e 4 - Telófase. Aguns autores, ainda, dividem a Metáfase em ProMetáfase e Metáfase propriamente dita. Entretanto, o mais importante é que possamos compreender os eventos que ocorrem no processo de divisão, lembrando sempre que se trata de um evento contínuo.


Na prófase, o material genético é condensado, constituindo os cromossomos. Nas células eucariontes, o DNA ocorre em associação a proteínas (que discutiremos na aula de cromossomos), constituindo a cromatina.A membrana nuclear é vesiculada e ocorre formação do fuso de divisão, a partir da migração dos centríolos para os polos opostos da célula, formando uma "rede" de microtúbulos aos quais os cromossomos se ligarão (Figura 1, I, II e IIII). Na metáfase, os cromossomos ligados às fibras do fuso de divisão são alinhados na porção mediana da célula (placa equatorial) (Figura 1 - IV). Na anáfase os cromossomos (que foram duplicados na fase S do ciclo celular, sendo constituídos de duas cromátides ligadas pelo centrômero) são separados (cariocinese), a partir da despolimerização dos microtúbulos (Figura 1- V e VI). Na telófase, os cromossomos já foram separados e há restituição da membrana nuclear. Coclui-se a divisão, com a citocinese, que corresponde à divisão do conteúdo citoplasmático (Figura 1 - VII e VIII).

 
Figura 1: Representação esquemática da mitose




ANIMAÇÕES:



 



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

cronograma propositivo - GENÉTICA PARA ODONTOLOGIA

Olá todos
Desculpem a demora na postagem do cronograma, mas estava aguardando a confirmação das datas das avaliações. Desta forma,


AGOSTO
12 – Apresentação do curso e avaliações
19 – ciclo celular e divisão celular
26 – estrutura e nomenclatura cromossômica
SETEMBRO
02 – anomalias cromossômicas
09 – mecanismos de herança
16 – heredogramas
23 – ESTUDO ORIENTADO
30 – PROVA 1
OUTUBRO
07 – estrutura de ácidos nucleicos
14 – replicação e transcrição
21 – sintese de proteinas e mutações
28 – polimorfismos genéticos
NOVEMBRO
04 – erros inatos no metabolismo
11 – avanços da genética na área de saúde
18 – seminários
25 – ESTUDO ORIENTADO
DEZEMBRO
02 – PROVA 2
09 – SEGUNDA CHAMADA
16 – PROVA FINAL

Avaliação:
provas valem 70% da nota (0,0 a 7,0)
atividades e trabalhos valem 30% da nota (0,0 a 3,0)

Livros indicados
Griffiths et al. Introdução à Genética. Ed. Gene, Rio de Janeiro, 2009.
ISBN: 9788527714976
Nussbaum et al. Genética Médica. Ed Elsevier, Sao Paulo, 2007
ISBN: 9788535221497
Klug et al. Conceitos de Genética. Ed. ARTMED, Rio de Janeiro, 2010.
ISBN: 9788536321158
Snustad & Simmons. Fundamentos da Genética. Ed. Gene, Rio de Janeiro, 2008.
ISBN: 9788527713740
Pierce. Genética. Um Enfoque Conceitual. Ed. Gene, Rio de Janeiro, 2004.
ISBN: 9788527709170
Brown. Genética. Um enfoque Molecular. Ed. Gene, Rio de Janeiro, 1999.
ISBN: 9788527705219