EMENTA
Fundamentos de Genética Humana. Cromossomos humanos
e ciclo celular. Conceitos básicos de genética molecular: DNA, RNA, funções,
mutações. Padrões de transmissão de caracteres monogênicos autossômicos e
ligados ao sexo. Doenças hereditárias que afetam o complexo oro-facio-cranial.
Interações genético-ambientais. Diferenciação sexual normal e anômala.
Aconselhamento genético.
OBJETIVO DA DISCIPLINA
Desenvolver os conhecimentos básicos de Genética,
enfatizando a Genética Humana, onde o aluno deverá compreender as funções fundamentais do material genético
desde a sua estrutura física e química, expressão e regulação, mutação e recombinação,
até os conhecimentos básicos das aplicações da Genética em Odontologia.
PROGRAMA DETALHADO
UNIDADE 1
Bases Cromossômicas da hereditariedade
OBJETIVOS DA UNIDADE 1
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar os elementos genéticos responsáveis pela transmissão e
manutenção da informação genética
1.1 – Conteúdo:
PROCESSOS DE DIVISÃO CELULAR
1.2 – Conteúdo:
CROMOSSOMOS I – ESTRUTURA E NOMENCLATURA
1.3 – Conteúdo:
CROMOSSOMOS II – ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS NUMERICAS E ESTRUTURAIS
UNIDADE 2
Mecanismos de Herança
OBJETIVOS DA UNIDADE 2
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar os principais mecanismos associados à transmissão dos
caracteres
2.1 – Conteúdo:
MECANISMOS DE HERANÇA I – GENÉTICA MENDELIANA
2.2 – Conteúdo:
MECANISMOS DE HERANÇA II – EXTENSÃO AO TRABALHO DE MENDEL
2.3 – Conteúdo:
ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE HEREDOGRAMAS
UNIDADE 3
Bases moleculares da hereditariedade
OBJETIVOS DA UNIDADE 3
Ao final desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Caracterizar os processos relacionados à utilização do material
genético e ao surgimento da variação, com sua importância no desencadeamento de
patologias de etiologia genética
3.1 – Conteúdo:
ESTRUTURA DE ÁCIDOS NUCLEICOS
3.2 – Conteúdo:
UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA – REPLICAÇÃO E TRANSCRIÇÃO
3.3 – Conteúdo:
UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA –
SÍNTESE DE PROTEÍNAS
3.4 – Conteúdo:
MUTAÇÃO E VARIABILIDADE GENÉTICA
METODOLOGIA
As aulas teóricas serão de caráter expositivo, com
projeção de imagens e outros recursos “multimídia”, ou desenvolvidas a partir
da discussão de situações-problema relacionadas à Genética. Leitura dirigida e
debates de artigos científicos na área; apresentação oral com debate de
pesquisas. Serão realizadas atividades práticas recomendadas, estudos dirigidos
além de sugestão de vídeos sobre o assunto para debate em sala de aula.
ATIVIDADES DISCENTES
Os discentes deverão proceder à leitura de artigos
relacionados aos temas das aulas ministradas, assim como realizar pesquisas em
bases bibliográficas de dados e executar as atividades avaliativas determinadas
ao longo do semestre letivo. Além disso, pratáicas de modelagem molecular serão
realizadas ao longo do semestre letivo.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
As avaliações aplicadas incluirão, além de provas contendo questões
objetivas e discursivas, estudos dirigidos, atividades orientadas e atividades
práticas de modelagem molecular
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
- KLUG, W. S.; PALLADINO, M. A. ; SPENCER C. A.; Cummings MR. Conceitos
de Genética. ed. ARTMED, 2a. Ed., Rio de Janeiro, 2010.
- JORDE, C., BAMSHAD e
WHITE. Genética Médica. Ed Elsevier. 3a. Ed. 2006.
- ROBINSON, W. M. e BORGES-OSÓRIO, M. R. Genética
para Odontologia. ArtMed. 1ª. Ed. 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
NUSSBAUM, R. I.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H. F. Thompson &
Thompson: Genética Médica. Ed. Elsevier,
7ª. Edição, Rio de Janeiro, 2008TAHAN, Malba. O homem que calculava. Rio
de Janeiro: Record, 2009.
WATSON et al. Biologia Molecular do gene. ARTMED, 5º edição.2006.
PIERCE, B. Genética um enfoque conceitual. 5a ed. Rio de Janeiro, 2002.
LEWIN, B. Genes IX.
ARTMED, 9a. Ed, 2009.
GRIFFITHS, A. J. F.;
MILLER, J. R.; SUZUKI, D. T.; LEWONTIN, R. C.; GELBART, W. M. Introdução à Genética.
Ed. Gen, 9a. Ed, 2008.
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