Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

sábado, 28 de junho de 2014

GENÉTICA MOLECULAR - GABARITO



ESTUDO ORIENTADO – GENÉTICA MOLECULAR


1) MUTAÇÕES DE PONTO CONSISTEM EM MODIFICAÇÕES EM NUCLEOTÍDEOS QUE SÃO TRANSMITIDAS DE FORAM ESTÁVEL. MUTAÇÕES DINÂMICAS ENVOLVEM ALTERAÇÃO NA EXTENSÃO DE SEQUÊNCIAS E PODEM SER TRANSMITIDAS COM PERDA DE ESTABILIDADE, OU SEJA, PODEM CONTINUAR SOFRENDO ALTERAÇÕES COMO CONSEQUÊNCIA DAS ALTERAÇÕES JÁ SOFRIDAS (AUMENTANDO FICA MAIS SUSCEPTÍVEL A AUMENTAR MAIS )

2) RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES NÃO PROMOVEM QUEBRAS, AS IONIZANTES SIM.

3) GABARITO DESNECESSÁRIO

4) COMO O CÓDIGO GENÉTICO É REDUNDANTE, UM AMINOÁCIDO PODE SER CODIFICADO POR CÓDONS DIFERENTES. ALÉM DISSO, PODEMOS TER A MUDANÇA PARA UM AMINOÁCIDO COM PROPRIEDADES SEMELHANTES, QUE NÃO ALTEREM A FUNCIONALIDADE DA PROTEÍNA.

5) A EXPRESSIVIDADE VARIÁVEL MOSTRA COMO O GENOMA AGE EM CONJUNTO, HAVENDO DIVERSOS OUTROS GENES ENVOLVIDOS COM A EXPRESSÃO DE UMA CARACTERÍSTICA. EM OUTRAS PALAVRAS, A MUTAÇÃO É A MESMA, MAS O GENOMA DO PAI E DA CRIANÇA SÃO DIFERENTES.

6) a.1) SOMENTE OS EM VERMELHO
a.2) SOMENTE OS EM AMARELO
a.3) INCONCLUSIVO, POIS É EXPRESSO EM TECIDOS NORMAIS
a.4) NEGATIVO, POIS É EXPRESSO EM TECIDO NORMAL
a.5) SERIA UM PROTOONCOGENE QUE FOI ATIVADO, POIS NÃO É EXPRESSO EM TECIDOS NORMAIS

7) SIM. SOMENTE OS QUE SÃO EXPRESSOS NOS PACIENTES E NÃO NOS CONTROLES

8) SIM. UM DOS SUSPEITOS APRESENTA PADRÃO DE PERFIL GENÉTICO IDÊNTICO À AMOSTRA COLHIDA
9) COM LACTOSE ESTARIA ALTO (VER AULA PARA SABER EXPLICAR O PORQUE). COM GLICOSE E SEM LACTOSE NÃO HAVERIA EXPRESSÃO (IDEM AO ANTERIOR)

10) BASTA LER O POST DA AULA

11) BASA LER O POST DA AULA

quinta-feira, 26 de junho de 2014

ATENÇÃO ODONTOLOGIA

Apesar de exaustivamente avisado a data da prova, ainda estão mandando emails com dúvida.
A PROVA AV3 SERÁ NO DIA 27/06/2014, nos horários normais de aula, na mesma sala de sempre.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

sexta-feira, 20 de junho de 2014

NORMAS PARA APROVAÇÃO

Vários alunos estão com dúvidas sobre o sistema de aprovação. Já fiz uma postagem com as normas Institucionais, que devem ser lidas com atenção (http://aprendendogenetica.blogspot.com.br/2014/06/sistema-de-avaliacao.html)

quinta-feira, 19 de junho de 2014

quarta-feira, 11 de junho de 2014

ATENÇÃO GENÉTICA MOLECULAR

Prezados alunos,
Ainda não consegui terminar a correção. Os graus somente serão liberados quando as duas turmas estiverrem com as notas totalizadas. Imagino que até domingo já estarão no sistema.
Lembro a todos que dia 16/06 não estarei no Rio (sexta viajo para participar de evento promovido pelo projeto que coordeno junto à Secretaria de Estado do Ambiente). Assim, nosso calendário será:
TURMA MANHÃ:
23.06 - vista de prova e revisão
30.06 - AV3
TURMA NOITE
23.06 - não haverá aula - COPA
30.06 - vista de prova e AV3
A revisão do dia 23.06 pela manhã será aberta aos alunos do turno da noite. Além disso, um estudo orientado para AV3 será postado no blog com as respostas para que todos tenham oportunidade de avaliar os conhecimentos da materia. Lembro, ainda, que a AV3 inclui a matéria do semestre.

terça-feira, 10 de junho de 2014

ATENÇÃO TODOS

Prezados alunos. Cabe ao docente o lançamento dos graus. em caso de ERRO NO LANÇAMENTO, entrar em contato através de email ou pelo blog. NÃO TENHO COMO INFORMAR SOBRE EVENTUAIS ERROS NO SISTEMA.ATENTEM PARA O FATO QUE O SISTEMA DESCONSIDERA NOTAS INFERIORES A 5,0.
EXEMPLO:
ALUNO 1
NOTA AV1 = 5,2
NOTA AV2 = 6,0
MÉDIA = 5,6

ALUNO 2
NOTA AV1 = 4,0
NOTA AV2 = 8,0
MÉDIA = 4,0
(A NOTA 4,0 NÃO É CONSIDERADA, ALUNO DEVERÁ FAZER AV3)



segunda-feira, 9 de junho de 2014

ATENÇÃO ODONTOLOGIA

NOTAS DA AVALIAÇÃO 2 JÁ NO SISTEMA.

PARA O CÁLCULO DA MÉDIA, SOME AS NOTAS DE AV1 E AV2 E DIVIDA POR 2.

MÉDIA = (AV1+AV2)/2.


SENDO A MÉDIA MAIOR OU IGUAL A 6,0 E NÃO TENDO SIDO OBTIDA NENHUMA NOTA INFERIOR A 5,0 O ALUNO ESTÁ APROVADO.



sábado, 7 de junho de 2014

MOLÉCULA VENCEDORA

Contabilizando 70,9% dos votos válidos (quase 3500) a molécula 3 foi a grande vencedora.
Parabéns ao grupo da turma C!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Vários alunos estão com dúvidas sobre o sistema de avaliação
Neste link temos todas as explicações e situações

http://www.uva.br/znewsletter/2014/prograd/extras/sistema-de-avaliacao-2014.pdf

segunda-feira, 2 de junho de 2014

GENETICA MOLECULAR ESTUDO ORIENTADO

GENÉTICA MOLECULAR - ESTUDO ORIENTADO 2


1) Caracterize os processos relacionados ao desenvolvimento de um tumor.
DESCREVER OS PROCESSOS DE IMORTALIZAÇÃO (1), TRANSFORMAÇÃO (2) E METÁSTASE, RESSALTANDO A OCORRÊNCIA DE EVENTOS MUTACIONAIS E A PERDA DO CONTROLE DE PROLIFERAÇÃO EM (1), MAS COM MANUTENÇÃO DOS REQUERIMENTOS E RESTRIÇÕES DE CRESCIMENTO, A PERDA DESTAS RESTRIÇÕES E REQUERIMENTOS EM (2) E O PROCESSO DE ESPALHAMENTO DE CÉLULAS TUMORAIS SUBSEQUENTE À ANGIOGÊNESE EM (3).

2) De que forma podemos detectar um SNP?
SNPs (single nucleotide polymorphism) CONSISTEM EM MODIFICAÇÕES ENVOLVENDO UMA ÚNICA BASE. PODEM SER DETECTADOS DE DIVERSAS FORMAS, INCLUINDO O SEQUENCIAMENTO (TODOS OS CASOS) E O RFLP (restriction fragmente lenght polymorphism), ESTE ÚLTIMO QUANDO ALTERAM UM SÍTIO DE RESTRIÇÃO DE UMA ENDONULEASE (CRIANDO OU REMOVENDO)

3) Como surgem os VNTRs?
VNTRs (variable number of tandem repeats) SÃO POLIMORFISMOS DE REPETIÇÕES SEQUENCIAIS NO GENOMA. PODEM SURGIR A PARTIR DE INSERÇÕES OU DELEÇÕES MAS MAIS COMUMENTE SÃO DERIVADOS DE OCORRÊNCIA DE MUTAÇÃO DINÂMICA

4) Qual é a importância da variabilidade genética?
A VARIABILIDADE GENÉTICA É DETERMINANTE DA CAPACIDADE DE UMA ESPÉCIE EM SUPORTAR ALTERAÇÕES DO AMBIENTE MANTENDO INDIVÍDUOS NA POPULAÇÃO. COM A VARIABILIDADE, AS ALTERAÇÕES NO AMBIENTE SÃO PERCEBIDAS DE FORMA DIFERENCIAL PELOS INDIVÍDUOS DE UMA POPULAÇÃO, QUE RESPONDEM DE FORMA PARTICULAR A ESTE ESTÍMULO E/OU RESTRIÇÃO DO AMBIENTE.

5) Como um vírus pode desencadear o processo de tumorigênese?
A PARTIR DO MOMENTO EM QUE INTEGRA SEU GENOMA NO DNA DE UMA CÉLULA E AO SER EXCISADO CARREIA UM PROTO ONCOGENE. COM A ATIVAÇÃO DESTE PROTO ONCOGENE A PARTIR DE MUTAÇÃO, TRANSFORMANDO-SE EM ONCOGENE, AO INFECTAR OUTRA CÉLULA A MESMA PERDERÁ O CONTROLE DE SUA PROLIFERAÇÃO, DESENCADEANDO A TUMORIGÊNESE.

6) Quais são as consequências da ocorrência de mutações de ponto do tipo deleção?
PERDE-SE A SEQUÊNCIA DE LEITURA DA MENSAGEM CODIFICADA NO TRECHO EM QUESTÃO. DESTA FORMA O PRODUTO CODIFICADO APRESENTAR[A UMA SEQUÊNCIA DIFERENTE DA ORIGINAL

7) Como agem as enzimas de restrição?
CLIVAM O DNA EM PONTOS ESPECÍFICOS DO GENOMA, OS SÍTIOS DE RESTRIÇÃO. A CLIVAGEM PODE OCORREM NO MESMO PONTO NOS DOIS FILAMENTOS, CRIANDO EXTREMIDADES CEGAS (QUE PODEM SE UNIR A QUALQUER OUTRA EXTREMIDADE CEGA COM AUXÍLIO DE UMA LIGASE) OU PODE OCORRER EM PONTOS DIFERETES NOS DOIS FILAMENTOS, CRIANDO EXTREMIDADES COESIVAS, QUE SOMENTE SE LIGARÃO A EXTREMIDADES COM AS MESMAS SEQUÊNCIAS COMPLEMENTARES.