Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

segunda-feira, 2 de junho de 2014

GENETICA MOLECULAR ESTUDO ORIENTADO

GENÉTICA MOLECULAR - ESTUDO ORIENTADO 2


1) Caracterize os processos relacionados ao desenvolvimento de um tumor.
DESCREVER OS PROCESSOS DE IMORTALIZAÇÃO (1), TRANSFORMAÇÃO (2) E METÁSTASE, RESSALTANDO A OCORRÊNCIA DE EVENTOS MUTACIONAIS E A PERDA DO CONTROLE DE PROLIFERAÇÃO EM (1), MAS COM MANUTENÇÃO DOS REQUERIMENTOS E RESTRIÇÕES DE CRESCIMENTO, A PERDA DESTAS RESTRIÇÕES E REQUERIMENTOS EM (2) E O PROCESSO DE ESPALHAMENTO DE CÉLULAS TUMORAIS SUBSEQUENTE À ANGIOGÊNESE EM (3).

2) De que forma podemos detectar um SNP?
SNPs (single nucleotide polymorphism) CONSISTEM EM MODIFICAÇÕES ENVOLVENDO UMA ÚNICA BASE. PODEM SER DETECTADOS DE DIVERSAS FORMAS, INCLUINDO O SEQUENCIAMENTO (TODOS OS CASOS) E O RFLP (restriction fragmente lenght polymorphism), ESTE ÚLTIMO QUANDO ALTERAM UM SÍTIO DE RESTRIÇÃO DE UMA ENDONULEASE (CRIANDO OU REMOVENDO)

3) Como surgem os VNTRs?
VNTRs (variable number of tandem repeats) SÃO POLIMORFISMOS DE REPETIÇÕES SEQUENCIAIS NO GENOMA. PODEM SURGIR A PARTIR DE INSERÇÕES OU DELEÇÕES MAS MAIS COMUMENTE SÃO DERIVADOS DE OCORRÊNCIA DE MUTAÇÃO DINÂMICA

4) Qual é a importância da variabilidade genética?
A VARIABILIDADE GENÉTICA É DETERMINANTE DA CAPACIDADE DE UMA ESPÉCIE EM SUPORTAR ALTERAÇÕES DO AMBIENTE MANTENDO INDIVÍDUOS NA POPULAÇÃO. COM A VARIABILIDADE, AS ALTERAÇÕES NO AMBIENTE SÃO PERCEBIDAS DE FORMA DIFERENCIAL PELOS INDIVÍDUOS DE UMA POPULAÇÃO, QUE RESPONDEM DE FORMA PARTICULAR A ESTE ESTÍMULO E/OU RESTRIÇÃO DO AMBIENTE.

5) Como um vírus pode desencadear o processo de tumorigênese?
A PARTIR DO MOMENTO EM QUE INTEGRA SEU GENOMA NO DNA DE UMA CÉLULA E AO SER EXCISADO CARREIA UM PROTO ONCOGENE. COM A ATIVAÇÃO DESTE PROTO ONCOGENE A PARTIR DE MUTAÇÃO, TRANSFORMANDO-SE EM ONCOGENE, AO INFECTAR OUTRA CÉLULA A MESMA PERDERÁ O CONTROLE DE SUA PROLIFERAÇÃO, DESENCADEANDO A TUMORIGÊNESE.

6) Quais são as consequências da ocorrência de mutações de ponto do tipo deleção?
PERDE-SE A SEQUÊNCIA DE LEITURA DA MENSAGEM CODIFICADA NO TRECHO EM QUESTÃO. DESTA FORMA O PRODUTO CODIFICADO APRESENTAR[A UMA SEQUÊNCIA DIFERENTE DA ORIGINAL

7) Como agem as enzimas de restrição?
CLIVAM O DNA EM PONTOS ESPECÍFICOS DO GENOMA, OS SÍTIOS DE RESTRIÇÃO. A CLIVAGEM PODE OCORREM NO MESMO PONTO NOS DOIS FILAMENTOS, CRIANDO EXTREMIDADES CEGAS (QUE PODEM SE UNIR A QUALQUER OUTRA EXTREMIDADE CEGA COM AUXÍLIO DE UMA LIGASE) OU PODE OCORRER EM PONTOS DIFERETES NOS DOIS FILAMENTOS, CRIANDO EXTREMIDADES COESIVAS, QUE SOMENTE SE LIGARÃO A EXTREMIDADES COM AS MESMAS SEQUÊNCIAS COMPLEMENTARES.

2 comentários:

Obrigado pelo comentário.