Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

quinta-feira, 13 de abril de 2017

ODONTOLOGIA - ESTUDO DIRIGIDO

RESPOSTAS A PARTIR DE SEGUNDA


1)      O MATERIAL GENÉTICO DE UMA CÉLULA HUMANA MEDE CERCA DE 1,8M. PARA CABER NA CÉLULA ELE DEVE ESTAR COMPACTADO, MAS PARA SER USADO ELE DEVE ESTAR RELAXADO. COMO ESTE PARADOXO É RESOLVIDO?
As regiões do genoma que estão ativas (eucromatina) permanecem em estado mais relaxado, ao passo que as regiões que não estão sendo utilizadas encontram-se em estado mais compactado.

2)      O QUE OCORRERIA EM UMA CÉLULA QUE NÃO FOSSE CAPAZ DE EXPRESSAR A CICLINA RESPONSÁVEL PELA FASE M?
Como o complexo ciclina-cdk da fase M é responsável pela ativação dos processos relacionados à cariocinese e citocinese, uma célula que não expressasse a ciclina da fase M não seria capaz de realizar o processo de divisão celular.

3)      EXPLIQUE COMO OCORRE A DETERMINAÇÃO DO SEXO EM NOSSA ESPÉCIE.
Pertencemos ao sistema XY de determinação sexual. Neste sistema, os indivíduos do sexo genético masculino são heterogaméticos, ou seja, possuem cromossomos sexuais diferentes, ao passo que os indivíduos de sexo genético feminino são homogaméticos, possuem cromossomos sexuais iguais. Desta forma, a diferenciação gonadal em testículo é dependente da presença do cromossomo Y, que possui os fatores de determinação testicular codificados em sua sequência.

4)      COMO É FEITA A CLASSIFICAÇÃO DOS CROMOSSOMOS? 
Podem ser classificados em relação à posição do centrômero (metacêntrico, submetacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico), em relação ao tamanho (grupos A até G) e pelo padrão de bandeamento, em ordem decrescente de tamanho. O padrão de bandeamento é a única forma de individualizar os cromossomos.

5)      O QUE SÃO ANEUPLOIDIAS? O QUE AS PROVOCA?
Aneuploidias são erros de disjunção que envolvem um número de cromossomos inferior ao número de cromossomos da espécie (n). São desencadeadas pela não-disjunção cromossômica, tanto na mitose quanto na meiose.

6)      DIFERENCIE OS PRINCIPAIS TIPOS DE ANOMALIA CROMOSSÔMICA ESTRUTURAL.
inversão - segmento cromossômico se destaca, gira 180 graus e se reinsere na orientação inversa. pode ser pericêntrica ou paracêntrica
translocação - segmento cromossômico é transferido de um cromossomo para outro, que não seja seu homólogo
duplicação - segmento cromossômico é transferido para cromossomo homólogo
deleção - segmento cromossômico é perdido, podendo ser terminal ou intersticial
isocromossomos - erro na separação dos cromossomos, que é feita em um plano indorreto, levando à formação de cromossomos com dois braços iguais.
cromossomos em anel - produtos de deleção dupla terminal, na qual o cromossomo tem suas extremidades conectadas


7)      COMO PODEMOS EXPLICAR O FATO DE ALGUNS TIPOS DE REARRANJOS CROMOSSÔMICOS ESTRUTURAIS RESULTAREM NA OCORRÊNCIA DE SÍNDROMES TIPICAMENTE NUMÉRICAS?
estes rearranjos podem levar a uma trissomia parcial.

8)      IDENTIFIQUE QUATRO DIFERENÇAS ENTRE OS PROCESSOS DE MITOSE E MEIOSE
número de células filhas formadas; número de divisões celulares no processo; material genético presente nas células filhas; ocorrência de pareamento de cromossomos homólogos; ocorrência de crossing over detectável.


9)      O QUE OCORRERIA DURANTE A ANÁFASE SE UTILIZÁSSEMOS, ADICIONADO AO MEIO DE CULTURA NO QUAL A CÉLULA É MANTIDA, UMA MOLÉCULA INIBIDORA DA ATIVIDADE DO CINETOCORO ?
Como o fuso de divisão se liga ao cinetocoro para segragação das cromátides, se houver inibição desta estrutura não haverá separação dos cromossomos para os pólos da célula, impedindo a cariocinese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.