PLANO DE
ENSINO
CURSO ODONTOLOGIA
DISCIPLINA GENÉTICA
CÓDIGO ODO8054
EMENTA
Fundamentos
de Genética Humana. Cromossomos humanos e ciclo celular. Conceitos básicos de
genética molecular: DNA, RNA, funções, mutações. Padrões de transmissão de
caracteres monogênicos autossômicos e ligados ao sexo. Doenças hereditárias que
afetam o complexo oro-facio-cranial. Interações genético-ambientais.
Diferenciação sexual normal e anômala. Aconselhamento genético.
OBJETIVO
DA DISCIPLINA
Ao final
desta Disciplina, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Desenvolver
os conhecimentos básicos de Genética, enfatizando a Genética Humana, onde o
aluno deverá compreender as funções fundamentais do material genético desde a
sua estrutura física e química, expressão e regulação, mutação e recombinação,
até os conhecimentos básicos das aplicações da Genética em Odontologia.
UNIDADE 1
Bases Cromossômicas da hereditariedade e anomalias cromossômicas
OBJETIVOS
DA UNIDADE 1
Ao final
desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar
os elementos genéticos responsáveis pela transmissão e manutenção da informação
genética
AULA 1.1
– Conteúdo:
PROCESSOS
DE DIVISÃO CELULAR
AULA 1.2
– Conteúdo:
CROMOSSOMOS
I – ESTRUTURA E NOMENCLATURA.
AULA 1.3
CROMOSSOMOS
II – ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS
UNIDADE 2
Mecanismos de Herança
OBJETIVOS
DA UNIDADE 2
Ao final
desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Identificar
os principais mecanismos associados à transmissão dos caracteres
AULA 2.1
– Conteúdo:
MECANISMOS
DE HERANÇA I – GENÉTICA MENDELIANA
AULA 2.2
– Conteúdo:
MECANISMOS
DE HERANÇA II – EXTENSÃO AO TRABALHO DE MENDEL
AULA 2.3
– Conteúdo:
ANÁLISE E
ELABORAÇÃO DE HEREDOGRAMAS.
UNIDADE 3
Bases moleculares da hereditariedade
OBJETIVOS
DA UNIDADE 3
Ao final
desta Unidade, espera-se que o aluno tenha aprendido a:
Caracterizar
os processos relacionados à utilização do material genético e ao surgimento da
variação, com sua importância no desencadeamento de patologias de etiologia
genética
AULA 3.1
– Conteúdo:
ESTRUTURA
DE ÁCIDOS NUCLEICOS.
AULA 3.2
– Conteúdo:
UTILIZAÇÃO
DA INFORMAÇÃO GENÉTICA
AULA 3.3
– Conteúdo:
EXPRESSÃO
GÊNICA.
AULA 3.4
– Conteúdo:
MUTAÇÃO E
VARIABILIDADE GENÉTICA.
METODOLOGIA
As aulas
teóricas serão de caráter expositivo, com projeção de imagens e outros recursos
“multimídia”, ou desenvolvidas a partir da discussão de situações-problema
relacionadas à Genética. Leitura dirigida e debates de artigos científicos na
área; apresentação oral com debate de pesquisas. Serão realizadas atividades
práticas recomendadas, estudos dirigidos além de sugestão de vídeos sobre o
assunto para debate em sala de aula
PROCEDIMENTOS
DE AVALIAÇÃO
As
avaliações aplicadas incluirão provas contendo questões objetivas e discursivas.
Serão utilizados estudos dirigidos e atividades orientadas para reforço dos
conteúdos ministrados e os alunos desenvolverão, ao longo das 22 semanas do
semestre letivo, atividades extraclasse (descritas a seguir) que contabilizarão
1,0 (hum e zero) ponto em cada avaliação (A1 e A2). A pontuação integral (10,0
– dez e zero) da avaliação A3 será relacionada ás questões objetivas e
discursivas da prova, não havendo atividade extraclasse.
ATIVIDADES
EXTRACURRICULARES
ATIVIDADE
1 DISCIPLINA GENÉTICA
ESTRUTURA
DE CRUZAMENTOS E MECANISMOS DE HERANÇA GENÉTICA
Descrição: Segundo
as bases mendelianas da transmissão de caracteres nos organismos diplóides,
metade do conjunto genético é herdado do progenitor masculino e metade do
progenitor feminino. Ao realizarmos esta atividade identificaremos como ocorre
este princípio, abordando a herança de uma característica determinada por um
par de genes e sua distribuição genética em uma população. Você realizará esta
atividade ao longo das semanas 1 a 11 do curso e entregará as tabelas
preenchidas no dia da primeira avaliação.
Objetivos: Permitir
a percepção dos mecanismos básicos de transmissão das características nos
indivíduois de reprodução sexuada.
Cruzamento
monohíbrido e equilíbrio de transmissão.
Material:
- 20
colchetes brancos (ou papéis com a letra A)
- 20
colchetes pretos (ou papéis com a letra a)
- saco
plástico escuro (ou outro recipiente opaco)
Procedimento:
Colocar
os colchetes (papéis) dentro do saco, representando os gametas de uma população
de 20 indivíduos heterozigotos para um locus A qualquer.
Os
colchetes pretos (papéis A) representam o alelo A e os colchetes
brancos (papéis a) representam o alelo a.
-
Sortear, ao acaso e SEM reposição, 10 pares de colchetes (papéis), que
constituem uma prole desta população. Cada par de colchetes (papéis) sorteado
deve ser utilizado para constituir o genótipo de um indivíduo (tabela 1).
-
Realizar cruzamentos envolvendo os indivíduos de acordo com o sorteio, ou seja,
indivíduo 1 x indivíduo 2; indivíduo 3 x indivíduo 4; etc..(tabela 2).
Considerar que cada cruzamento irá gerar uma prole fixa de 4 indivíduos.
OBSERVAÇÃO:
Para esta suposição você deverá determinar a prole esperada para cada
cruzamento. Por exemplo, um cruzamento Aa x Aa geraria uma prole de ¼ AA, ½ Aa
e ¼ aa. Como estamos assumindo 4 indivíduos na prole, ¼ de 4 = 1 indivíduo e ½
de 4 = 2 indivíduos. Assim a prole do cruzamento Aa x Aa seria de 1 indivíduo
AA, 2 indivíduos Aa e 1 indivíduo aa
- Anotar
o genótipo de cada um dos indivíduos formados a partir dos cruzamentos da
população em um papel e sortear, ao acaso e com reposição. Inserir os dados na
tabela 3.
Tabela 1
sorteio
|
Alelo 1
|
Alelo 2
|
Genótipo
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1
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2
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3
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4
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5
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6
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7
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8
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9
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10
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Tabela 2
Cruzamento
por ordem sequencial
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Prole
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||
AA
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Aa
|
aa
|
|
1 x 2
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|
3 x 4
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|
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|
5 x 6
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|
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|
7 x 8
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9 x 10
|
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Tabela 3
Cruzamento
por sorteio
|
Prole
|
||
AA
|
Aa
|
aa
|
|
1 x 2
|
|
|
|
3 x 4
|
|
|
|
5 x 6
|
|
|
|
7 x 8
|
|
|
|
9 x 10
|
|
|
|
ATIVIDADE 2 DISCIPLINA GENÉTICA
Modelagem molecular
Descrição:
Os nucleotídeos são moléculas que apresentam diversas funções nos
organismos e, dentre elas, destaca-se a composição dos ácidos nucleicos. Cada
nucleotídeos apresenta em sua composição um grupamento fosfato, uma pentose e
uma base nitrogenada. Na composição do DNA o açúcar presente é a desoxirribose
e as bases nitrogenadas são adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina
(T). Assim, o DNA é constituído por dois longos polímeros de nucleotídeos em
dupla hélice, cujo esqueleto é formado por moléculas de açúcares e fosfato
intercalados, o que confere ao filamento de DNA uma orientação química. A dupla
hélice do DNA é estabilizada por pontes de hidrogênio entre as bases presas às
duas cadeias, mantendo as fitas unidas.
Objetivos:
Compreender a organização dos componentes moleculares na estruturação
da molécula de DNA
Você
deverá, baseado na estutura molecular dos ácidos nucleicos, elaborar uma
molecula tridimensional de DNA, identificando cada um dos componentes
estruturais que tornam este elemento adequado para o cumprimento das funções
genotípica e fenotípica nas células.
Você
realizará esta atividade ao longo das semanas 12 a 21 do curso e apresentará a
molécula elaborada no dia da segunda avaliação.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
- JORDE,
C., BAMSHAD e WHITE. Genética Médica. Ed Elsevier. 3a. Ed. 2006.
- KLUG,
W. S.; PALLADINO, M. A. ; SPENCER C. A.; Cummings MR. Conceitos de Genética.
ed. ARTMED, 2a. Ed., Rio de Janeiro, 2010.
-
ROBINSON, W. M. e BORGES-OSÓRIO, M. R. Genética para Odontologia. ArtMed. 1ª.
Ed. 2006.
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
WATSON
et al. Biologia Molecular do gene. ARTMED, 5º edição.2006.
PIERCE,
B. Genética um enfoque conceitual. 5a ed. Rio de Janeiro, 2002.
LEWIN, B. Genes IX. ARTMED, 9a. Ed, 2009.
GRIFFITHS, A. J. F.; MILLER, J. R.; SUZUKI, D.
T.; LEWONTIN, R. C.; GELBART, W. M. Introdução à Genética. Ed. Gen, 9a. Ed,
2008.
NUSSBAUM, R. I.; MCINNES, R. R.; WILLARD, H.
F. Thompson & Thompson: Genética
Médica. Ed. Elsevier, 7ª. Edição, Rio de Janeiro, 2008..
Site
www.aprendendogenetica.blogspot.com, sob responsabilidade do docente que
ministra a disciplina
CRONOGRAMA PROPOSITIVO - SUJEITO A ALTERAÇÕES
AGOSTO
|
|
Dia
|
Conteúdo
|
04
|
APRESENTAÇÃO DO CURSO. GENÉTICA E SAÚDE
|
11
|
CICLO CELULAR E DIVISÃO
|
18
|
CITOGENÉTICA I – ESTRUTURA DOS CROMOSSOMOS
|
25
|
CITOGENÉTICA II – ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS
|
SETEMBRO
|
|
Dia
|
Conteúdo
|
01
|
MECANISMOS DE HERANÇA E HEREDOGRAMAS
|
08
|
NÃO HAVERÁ AULA – DIA CONCEDIDO
|
15
|
PRIMEIRA AVALIAÇÃO – A1
|
22
|
VISTA E REVISÃO DE PROVA. ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA
|
29
|
UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO GENÉTICA
|
OUTUBRO
|
|
Dia
|
Conteúdo
|
06
|
ESTRUTURA E PROPRIEDADES DOS ÁCIDOS NUCLEICOS
|
13
|
NÃO HAVERÁ AULA – DIA CONCEDIDO
|
20
|
MECANISMOS DE EXPRESSÃO GÊNICA I
|
27
|
MECANISMOS DE EXPRESSÃO GÊNICA II
|
NOVEMBRO
|
|
Dia
|
Conteúdo
|
03
|
NÃO HAVERÁ AULA – DIA CONCEDIDO
|
10
|
MUTAÇÃO
|
17
|
POLIMORFISMOS GENÉTICOS
|
24
|
SEGUNDA AVALIAÇÃO – A2
|
DEZEMBRO
|
|
Dia
|
Conteúdo
|
01
|
VISTA E REVISÃO DE PROVA.
|
08
|
REVISÃO DA MATÉRIA
|
15
|
TERCEIRA AVALIAÇÃO – A3
|
22
|
ENCERRAMENTO DO SEMESTRE LETIVO
|
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