1) abordar a compactação da cromatina e a dinâmica estrutural do DNA
regiões que não estão sendo utilizadas se apresentam em maior grau de compactação que as regiões que estão sendo utilizadas, mais relaxadas.
regiões que não estão sendo utilizadas se apresentam em maior grau de compactação que as regiões que estão sendo utilizadas, mais relaxadas.
2) abordar a importância das ciclinas na atividade de regulação do ciclo celular
sem ciclina da fase M não haveria atividade dos cdks, impedindo a progressão do ciclo
sem ciclina da fase M não haveria atividade dos cdks, impedindo a progressão do ciclo
3) abordar o mecanismo de diferenciação gonadal
a partir da presença do fator de determinação testicular, localizado no cromossomo Y, a gônada indiferenciada produzirá um testículo.
a partir da presença do fator de determinação testicular, localizado no cromossomo Y, a gônada indiferenciada produzirá um testículo.
4) abordar os elementos principais do cromossomo - estude as definições de cada um
telômero
centrômero
cromátides
5) listar os tipos - exercite representando esquematicamente cada um deles
meta, sub-meta, acro e telocêntrico
6) tratar da separação incorreta dos cromossomos
as aneuploidias são os erros de separação dos cromossomos que não envolvem o conjunto completo (n). quelquer alteração envolvendo 1 a (n-1) cromossomos é uma aneuploidia. apesar disso, mais comumente observamos o envolvimento de apenas um cromossomo, a menos (monossomia) ou a mais (trissomia). as aneuploidias estão associadas ao evento de não disjunção.
7) descrever o que ocorre em cada tipo de anomalia - ver resumo da aula (https://aprendendogenetica.blogspot.com/2018/09/odontologia-anomalias-cromossomicas.html).
8) tratar das possíveis consequências das translocações
anomalias numéricas derivam de cromossomos suprenumerários. com a translocação é possível um cromossomo incorporar parte de outro, fazendo com que ocorra uma trissomia parcial
9) https://www.youtube.com/watch?v=Ba9LXKH2ztU&feature=related
especificar cada um desses itens
tipo celular
ocorrência de crossing over
formação de quiasmas
numero de divisões
número de células formadas
10) se 2n = 10, n = 5
se 1 par não segregou na primeira divisão, metade herdará um cromossomo a mais (6) e metade herdará um cromossomo a mennos (4)
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