DIVISÃO CELULAR - MEIOSE
O processo de divisão meiótica envolve uma replicação de DNA seguida por duas divisões sucessivas. Desta forma, ocorre redução no número de cromossomos das células formadas. A meiose está associada a formação de células especiais envolvidas com o processo reprodutivo, os gametas. Com a redução no número de cromossomos que ocorre na meiose, cada gameta apresenta metade do conjunto genético da espécie e, após a fecundação, com a fusão dos núcleos gaméticos masculino e feminino, o número de cromossomos da espécie é restituído.
Na primeira etapa da meiose, durante a prófase (Profase I) ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos duplicados, formando uma estrutura denominada tétrade meiótica. É neste momento que pode haver o entrecruzamento dos braços dos cromossomos, chamado quiasma, permitindo a troca de segmentos entre os cromossomos, em um fenômeno conhecido como permutação ou crossing-over. A ocorrência de crossing-over acarreta em aumento de variabilidade genética, já que novas combinações genéticas são constituídas.
ESTRUTURA E NOMENCLATURA CROMOSSÔMICA
Nas células eucariontes, O DNA ocorre associado a proteínas, sendo denominado cromatina. A forma mais relaxada da cromatina, que é trancricionalmente ativa, é denominada eucromatina. A forma mais condensada é denominada heterocromatina. Durante o processo de divisão celular, a célula necessita compactar a cromatina para permitir a segregação adequada. Este processo ocorre na prófase e envolve diversos tipos de proteínas, que empacotam o DNA em etapas formando os cromossomos.
Os cromossomos apresentam em sua estrutura diversos elementos. As cromátides são os filamentos de DNA associados a proteínas e compactados. A região mais condensada, que divide a cromátide em dois braços é o centrômero. Cada braço recebe uma designação. O braço curto (p) e o braço longo (q). A extremidade do cromossomo é o telômero.
Os cromossomos podem ser classificados de acordo com a posição do centrômero (também chamado constricção primária) em:
1 - metacêntrico - centrômero divide o cromossomo em dois braços de igual tamanho
2 - submetacêntrico - centrômero está deslocado do centro da cromátide e divide o cromossomo em dois braços, um dos quais é claramente maior que o outro (em uma razão aproximada de 1/3 2 2/3 da extensão da cromátide)
3 - acrocêntrico - centrômero está próximo da extremidade, dividindo o cromossomo em dois braços, um bem mais reduzido que o outro.
4 - telocêntrico - centrômero ocorre na extremidade telomérica, constituíndo uma cromátide com apenas um braço longo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário.