Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MITO OU VERDADE? CURIOSIDADE PARA TODOS

Um aluno do curso de CB me questionou sobre uma matéria da revista superinteressante (MARÇO DE 2010) que falava de um animal fotossintético, que seria uma "fusão de animal e vegetal", segundo a revista



 Pois bem. Exageros à parte, temos ai um caso de incorporação de cloroplastos da alga marinha Vaucheria litorea por células do epitélio digestório da lesma-do-mar Elysia chlorotica. Interessantemente, os cloroplastos simbiontes mantém a funcionalidade, ou seja, são capazes de realizar a fotossíntese durante meses. Como a lesma se alimenta da alga, o "estoque" de cloroplastos é continuamente renovado!



Os pesquisadores observaram que, nesta associação bizarra, genes da alga foram transferidos horizontalmente para a lesma-do-mar, e este fenômeno capacitou as células do animal a oferecerem um ambiente celular apropriado para a fotossíntese (a maior parte dos genes que comandam a fotossíntese nos vegetais não está no DNA do cloroplasto, e sim no DNA nuclear).


Os estudos são conduzidos pela pesquisadora Mary E. Rumpho, da Universidade do Maine, nos Estados Unidos. Atualmente o grupo está caracterizando a enzima fosforibuloquinase (envolvida no ciclo de Calvin) que, ao que tudo indica, é codificada pelo genoma nuclear da lesma-do-mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.