Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

quarta-feira, 7 de abril de 2010

GENÉTICA MOLECULAR - RNAs



Os produtos da transcrição são os RNAs. Estas moléculas estão associadas a uma série de eventos biológicos, apesar se serem mais diretamente associadas ao processo de síntese de proteínas. Pois os RNAs participam de processos como modificação química de moléculas, regulação da expressão gênica e seleção e transporte molecular. Além dos mais comumente mencionados, que são os RNAs ribossomal (rRNA), transportador ou de transferência (tRNA) e mensageiro (mRNA), podemos identificar uma série de outros RNAs, em partuicular nas células eucarióticas. São eles: hnRNA(heterogeneous nuclear RNA ou RNA heterogêneo nuclear, ou pré- mRNA), snRNA (small nuclear RNA ou RNA pequenos nucleares), scRNA (small cytoplasmic RNA ou RNA pequeno citoplasmático), snoRNA (small nucleolar RNA ou RNA pequeno nucleolar) e o miRNA (micro RNA).

Em geral os RNAs são sintetizados pela célula na forma de precursores e, para que estes alcancem o estado maduro (biologicamente funcional), é necessário que ocorram algumas modificações. Os sistemas de modificação de precursores de RNA (também chamado processamento) mais bem conhecidos são os que envolvem os 3 RNAs mais abundantes:
1 - RNA ribossomal
estes RNAs são sintetizados como precursores longos que possuem informação para mais que um rRNA. Após clivagem por nucleases, os rRNAssão formados e adquirem sua estrutura característica

2 - RNA transportador
neste tipo de RNA, também produzido como um precursor que contém informação de vários tRNAs, além da clivagem executada por nucleases, há uma etapa adicional: aA adição do trinucleotídeo CCA na extremidade 3´, que ocorre em TODOS os tRNAs e é catalisada por tRNA nucleotidiltransferases


3 - RNA mensageiro
a maturação do precursor do mRNA, que é o hnRNA, em mRNA possui 3 etapas importantes: o capeamento, a poliadenilação e a remoção dos introns.

3.a - o capeamento consiste na adição, em uma ligação nucleotídica atípica do tipo 5´- 5´, de uma 7-metilguanosina na extremidade 5´ do transcrito primário. A enzima que realiza o processo é uma guanililtransferase. O nucleotídeo adicionada é referido como cap (ou quépe) e tem dupla função: proteger a extremidade contra ataque de nucleases citoplasmáticas e permitir que o complexo de pré-iniciação da tradução reconheça a extremidade do mRNA para que ocorra a síntese de proteínas.

3.b - a poliadenilação consiste na adição de uma sequência de adenosinas (de 100 a 300 em geral) na extremidade 3´ do transcrito. É realizada pela enzima poliA polierase. O filamento de adenosinas produzido é referido como cauda poli A.

3.c - a remoção dos introns é um processo complexo conduzido pelos snRNAs. O hnRNA é composto de porções que estarão presentes no mensageiro (os exons) e porções que não codificam informações da proteína (os introns). Estas porções não codificadoras são removidas para que a informação fique com a sequência adequada.

2 comentários:

Obrigado pelo comentário.