Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

sexta-feira, 21 de maio de 2010

AVANÇOS DA GENÉTICA: VIDA SINTÉTICA?

Mais um scientific breakthrough protagonizado por Craig Venter.................

 
Foi publicado no úíltimo número da revista científica SCIENCE o mais recente estudo realizado pela equipe do The J. Craig Venter Institute (Rockville, Maryland e San Diego, Califórnia). O artigo de autoria de Gibson e colaboradores é intitulado Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically Synthesized Genome. 

Pela primeira vez o homem criou um organismo celular (celular pois o primeiro vírus sintético foi descrito por Cello et al., 2002). Na verdade, foi produzida em laboratório uma sequência nucleotídica de mais de 1.000.000 de pares de bases contendo todas as informações necessárias para um sistema biológico sobreviver de forma autônoma. A um custo estimado em US$40 milhões e contando com o esforço de uma equipe de mais de 20 pessoas que trabalharam ao longo dos últimos 10-15 anos neste projeto, a equipe liderada por John Craig Venter (ele mesmo, do projeto Genoma Humano e da empresa Celera) conseguiu, a partir de informações armazenadas em bancos de dados sobre o genoma de uma espécie de microorganismo, produzir um genoma sintético completo.



Este é o resumo do artigo

“Nós relatamos o desenho, síntese e montagem de um genoma de 1,08Mb de Mycoplasma mycoides JCVI-syn1.0 a partir de informações digitalizadas da sequência genômica e seu transplante em uma célula receptora de Mycoplasma capricolum para criar novas células de Mycoplasma mycoides controladas apenas pelo cromossomo sintético. O único DNA nas células é a sequência de DNA sintético desenhada, incluindo sequências “marca d´água”, polimorfismos e deleções desenhadas e mutações adquiridas durante o processo de construção da molécula. As novas células possuem as propriedades fenotípicas esperadas e são capazes de auto replicação contínua.”




Questões para filosofar (e discutir):

E agora, qual será o próximo passo?

Que consequências esta possibilidade (de criar genomas sintéticos) emerge?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.