Researcher ID

VISUALIZAÇÕES NA SEMANA

domingo, 23 de maio de 2010

GENÉTICA ODONTOLOGIA - CÓDIGO GENÉTICO E SINTESE DE PROTEÍNAS

CÓDIGO GENÉTICO E SINTESE DE PROTEÍNAS


Para que a informação genética possa ser utilizada é necessário que o DNA seja transcrito em uma molécula intermediária, o RNA. Diversos tipos de RNA são sintetizados a partir da informação contida no DNA, mas iremos nos ater aos 3 principais tipos:
1) o RNA mensageiro, responsável por levar a informação genética para ser decodificada;
2) o RNA transportador, responsável pelo carreamento dos aminoácidos utilizados para a síntese das proteínas codificadas no mRNA;
3) o RNA ribossomal, constituinte estrutural dos ribossomos, elementos maccromoleculares responsáveis pela síntese de proteínas.
Para saber mais sobre os RNAs, acesse http://aprendendogenetica.blogspot.com/2010/04/genetica-molecular-aula-4.html

A informação genética é decodificada em um sistema no qual cada 3 nucleotídeos (denominados códon, triplet ou trinca) da porção informativa do RNA mensageiro é equivalente a um aminoácido a ser alocado na proteína. São 20 os aminoácidos essenciais que compõe as proteínas, e que devem ser corretamente interpretados na decodificação da informação genética. As combinações dos nucleotídeos são 64 e identificamos: 1 códon de iniciação (determinando o início da síntese - também é o códon do aminoácido metionina), 3 códons de terminação (determinando o fim da síntese) e 61 códons para determinar os 19 demais aminoácidos. Por suas características o código genético é dito universal, redundante e não ambíguo.
Lembramos nesta hora que o RNA mensageiro possui porções que não são traduzidas em ambas as extremidades, sendo denominadas 5´-UTR e 3´-UTR (UTR do inglês UnTranslated Region - região não traduzida). Desta forma, é necessário que haja um delimitador que indique o códon de início. Nas células procariontes esta sequência é chamada de sequência de Shine-Dalgarno. Nos eucariontes também há uma sequência específica, chamada de sequência de Kozak.

Para aprofundamento e imagens visite
http://aprendendogenetica.blogspot.com/2010/04/genetica-molecular-aula-5.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.